Terra


Note: This is a draft for an entry on no-prato, for my own indexing purposes.

O Terra, sito numa das várias descidas do Príncipe Real, é um restaurante natural que fez da comida vegatariana e vegan o seu tour de force. Sobejamente elogiado no Happy Cow, é muito popular devido ao seu buffet, capaz de fazer o carnívoro mais empedernido esquecer totalmente os prazeres da carne e maravilhar-se com uma cozinha que explora ao máximo a grande variedade de texturas e sabores possíveis quando se parte da cozinha tradicional portuguesa para o vegetarianismo.

O farto (e popularíssimo) buffet, que pode ser acompanhado com uma variedade de tisanas e sumos, prima pelos excelentes pratos quentes, que incluem normalmente variantes vegetarianas de pratos tradicionais portugueses ou étnicos.

Desde um fragrante (e equilibrado) chili até um intrigante e saboroso prato de massa com cogumelos (passando por um fabuloso sucedâneo de bacalhau "à Brás" e caril de tofu), os pratos alinhados no buffet convidam não só à degustação mas até mesmo à gulodice, flanqueados como estão de várias variedades de saladas, vegetais grelhados ou gratinados e salgados (pastéis, crepes e croquetes) absolutamente divinais, a que é impossível resistir.

Das sobremesas (que incluem gelados artesanais vegan par a par com sabores tradicionais italianos), recomendam-se a encharcada de laranja (um desafio de doçura) e o crumble da avó, um verdadeiro colosso culinário que desafia qualquer tentativa de descrição.

O espaço propriamente dito, inserido num pequeno edifício típico da zona, compreende duas salas e uma esplanada (infelizmente fechada nesta época) decorados de forma simples mas eficaz, adequadamente iluminadas e livres de irritantes televisivos (embora alguns lugares possam estar demasiado próximos das colunas, a música ambiente é geralmente agradável).

Para jantares e grupos pequenos, recomenda-se a sala das traseiras, adjacente à esplanada. É essencial reservar, mesmo para um almoço de fim-de-semana.

  • Tipo de cozinha: vegetariana, vegan
  • Preço médio: €8 (excepto bebidas e sobremesa)
  • Horário: todos os dias, 12:00-15:00 e 19:30-22:30
  • Morada: Rua da Palmeira, 15 (Príncipe Real, 1200-311 Lisboa)
  • Telefone: +351707108108
  • Pagamento: Numerário, Multibanco
  • Localização